Seus ombros não merecem carregar tanta culpa assim

09:43

Ouça Sia - Eye of the Needle enquanto lê o texto. 




Parece que estou sempre dizendo a coisa errada, no lugar errado, na hora errada, seguindo os planos errados e tudo resultará num enorme erro, ou pior, já resultou e esse erro sou eu.
Sei que é impossível alguém errar tanto assim, mas essa sensação de estar sempre errada e consequentemente ser sempre a culpada por tudo me persegue  e é difícil dividir os sonhos, os planos, a esperança, com uma culpa enorme que pousa sobre os meus ombros. Você também sente isso? Consegue me entender? Talvez assim como eu, você esteja nesse ciclo de jogar todos os possíveis erros para cima dos seus ombros, de pegar para si toda a culpa do mundo e colocar junto na sua bagagem e hora ou outra isso começará a pesar. Você precisará então tirar algo da bagagem para ter fôlego de continuar caminhando e quando essa hora chegar, acabamos escolhendo retirar os nossos sonhos e sentimentos bons, nossas qualidades, ao invés de retirar essa carga tão pesada, esse imenso sentimento de culpa.


A função da culpa é nos tornar cuidadosos, apreensivos, fazer com que a gente tenha receio de dar qualquer passo à diante. Isso pode até parecer bom aparentemente, afinal, é importante levar uma vida com cuidado, mas vamos imaginar que estamos dirigindo um carro e nos bancos do carona está a culpa. Essa viagem será extremamente turbulenta e cansativa. A culpa irá te fazer analisar cada quilometro, irá martelar na sua mente que você deveria ter parado no ultimo posto para fazer xixi ou que não deveria ter parado porque isso atrasou sua viagem. Ela irá fazer com que você se sinta mal independentemente das escolhas que fizer, esse é o papel dela, te fazer se sentir culpada em qualquer situação. Seguir uma viagem assim será insuportável e com o tempo você vai mesmo desistir de continuar dirigindo. É importante se responsabilizar pelas nossas ações, mas essa responsabilidade não deve se tornar um fardo tão pesado que consequentemente o impossibilite de fazer escolhas por medo das consequências.


Eu percebi o quão grave e enraizado era esse sentimento em mim há algumas semanas, quando eu escolhi um filme na netflix para assistir com meu noivo, porém o filme não era lá aquelas coisas e no final dele eu me senti extremamente culpada por ter feito com que eu e meu noivo perdêssemos duas horas do nosso domingo assistindo aquele filme sem graça. Chorei. Por causa de um filme. Mas que culpa eu tinha pelo filme ser ruim? Não sei, mas parece que só o fato de eu ter sido a responsável pela escolha dele, já era suficiente para eu carregar todo aquele fardo de ter estragado a nossa noite.
Foi então que percebi algo que deveria ser óbvio, ninguém deveria carregar tanta culpa assim, ninguém, por mais que errasse aos montes deveria se sentir sufocada e reprimida ao ponto de acreditar que não deveria mais tomar nenhuma decisão.



Não deixe que esse sentimento te destrua, diminua sua coragem em seguir os seus sonhos. Não seja seu pior inimigo, não se torne a pessoa mais destrutiva da sua vida. Todos nós estamos sujeitos a errar, fazer escolhas ruins faz parte, aprender com essas escolhas é necessário, mas se culpar o resto da vida por elas, só fará mal a você, só fará com que você se sinta paralisado. Entenda que a culpa pertence ao passado, ela não deve seguir viagem com você. Não há espaço para ela em sua vida. Seus ombros não devem suportar todo esse peso, entregue, jogue fora. Você tem um longo e lindo caminho para percorrer, priorize colocar na bagagem o que será útil para a essa caminhada. Tenho aprendido que eu sou responsável pelas minhas escolhas, mas nem por isso devo me sentir eternamente culpada por elas. Culpa, talvez você tenha boas intenções, mas eu preciso começar a dar ouvidos a minha coragem antes de ouvir você e apesar do nosso relacionamento ser antigo, ele precisa acabar aqui. Você fica no passado, pois eu finalmente descobri que o meu futuro não depende de você. 

Leia Também:

2 comentários

Deixe seu Comentário ♥

Arquivo

Acompanhe no facebook