Isso tudo somos nós

09:43

Clique e ouça Fate - Grey Reverend enquanto lê. <3


Li por aí varias pessoas com o mesmo pensamento a respeito desse ano que está acabando. Todas elas dizem que 2017 foi um ano em que pessoas que elas não esperavam, resolveram sair de suas vidas. Parece ter sido algo universal, não sei se foi influência dos astros ou algo assim, mas sei que esse ano parece ter levado as coisas e pessoas que não deveriam mais fazer parte da nossa vida.
Aqui também foi assim. E doeu. E caso tenha acontecido o mesmo com você, eu aposto que também doeu. Dói mesmo, dói ver saindo da nossa vida quem não esperávamos a partida, ou quem contávamos para seguir o caminho juntos, quem jurou ficar e quebrou a promessa. Quem não suportou seus baixos da vida, quem encontrou motivos para ir embora mesmo você dando outros inúmeros para ficar.



Mas talvez a missão de 2017 tenha mesmo sido essa. Limpar nosso coração. Porque se depender de nós – preguiçosos e acomodados – não faríamos essa faxina. Mesmo que lá no fundo soubéssemos que era necessário e que algumas coisas e pessoas estavam nos machucando de algum jeito, dificilmente faríamos algo para mudar isso, porque há em nós aquela pequena esperança de que as coisas sempre podem melhorar. E podem. Não perca essa esperança nunca. Nem em 2018, nem 2019, nem 2050, nunca. Enquanto viver continue com essa esperança no peito, ela te move. Mas às vezes a esperança de que as coisas podem melhorar acaba tapando nossos olhos e não percebemos que estamos abraçando quem já foi embora faz tempo.


É necessário deixar ir. Eu aposto que assim como eu, você fez sua parte, fez o possível para que todos ficassem, mas não ficaram. E isso faz parte do processo de crescer e amadurecer. Nós precisamos liberar as pessoas quando elas já não encontram mais razões para permanecerem. É justo.
Talvez 2017 tenha te batido forte inúmeras vezes. Talvez você tenha conseguido aprender algo com isso ou esteja olhando para trás ainda mais confuso do que quando começou esse novo ano. Não se culpe por isso. Tenho aprendido que nem sempre precisamos aprender algo, pelo menos não ali na hora do acontecido, às vezes tudo que conseguimos fazer é suportar a situação e seguir em frente, não dá para transformar aquilo tudo em um ensinamento logo de cara. Ou pela dor ainda ser grande demais ou por você simplesmente não querer ainda lembrar daquilo. Tudo bem. Isso é com o tempo.


Tempo. Isso foi outra coisa que passou rápido esse ano. A gente tem essa impressão não é mesmo? Que o tempo está passando mais rápido do que antes, a gente sempre comenta isso com as pessoas mesmo sabendo que não é verdade. O tempo está passando da mesma forma que passava quando você tinha dez anos. E continuará assim. Então porque será que temos essa sensação de que não sobra tempo, de que tudo passa rápido demais. Talvez porque estamos ocupados o tempo todo e todo esse tempo não é o suficiente para fazermos tudo que queremos.


Querer. Você com certeza fez uma listinha lá no começo de janeiro, talvez não tenha sido uma lista real, no papel com itens marcado a caneta, talvez tenha anotado algo no pensamento e seguido. Mas imagino que assim como todas as pessoas, você começou esse ano com planos, desejos, metas. Eu espero que você tenha alcançado a maioria, que tenha riscado todos os itens da lista e feito tudo que sonhava fazer. Mas caso isso não tenha acontecido, posso te dar um conselho? Não refaça a tal lista. Não anote nada para o próximo ano. Você irá conquistar seus objetivos antes do que imagina, irá ver seus sonhos mais bobos e o mais distantes se tornarem reais, mas isso tudo acontecerá no tempo que precisa acontecer, e talvez esse tempo não seja ainda 2018 e faz parte do processo de amadurecimento entender a aceitar isso.



Não faça listas dessa vez. Não se culpe pelo o que ficou para trás na lista já feita. Não se martirize pelas pessoas que decidiram não fazer mais parte da sua vida. Não tente recuperar o tempo perdido. Isso tudo começa a fazer parte do passado, de algo que já terminou. E talvez tudo que eu possa compartilhar com você das coisas que aprendi em 2017 – caso você ainda esteja lendo esse texto enorme – seja que a vida é isso. Essa coisa desleixada, complexa, divertida, mágica, colorida. Sem começo ou fim. Com despedidas e chegadas. Com abraços apertados e lagrimas doloridas. Com dias chuvosos e tardes quentes de verão. A vida é esse ‘amaranhado’ de situações e pessoas e sentimentos e sonhos, e é tudo isso junto, tudo tão fora do nosso controle e ao mesmo tempo tão dentro das nossas mãos. Tudo isso que nos faz acordar diariamente querer conquistar algo. Ou que nos impede de sair da cama em alguns dias por medo do que virá. Que nos move e também nos paralisa. Tudo isso faz parte da vida. E isso tudo somos nós.  



Feliz 2018. A gente segue juntos, tá bem?

Leia Também:

0 comentários

Deixe seu Comentário ♥

Arquivo

Acompanhe no facebook