Saudade é a maneira de manter o outro vivo dentro de nós

04:02

clique e ouça build it better - Aron Wright enquanto lê <3




Hoje eu sentei ao lado de uma mulher no ônibus, ela parecia ter a sua idade. Estava com um esmalte rosa escuro e mexia no celular, suas mãos estavam agitadas e eu não pude deixar de reparar nelas. Quando olhei, percebi que as mãos daquela senhora me lembravam as suas mãos. Foi então que me lembrei das suas mãos mexendo na panela pra preparar o almoço, fechando meu vestido quando eu era criança, abotoando a camisa do meu pai, ou só pegando nas minhas enquanto andávamos por aí. Eu me lembrei de toda uma vida que passamos juntas por algum tempo. São esses detalhes que me fazem crer que a saudade é uma forma de manter vivo dentro de nós quem precisou partir. 



Essa saudade que sinto tomou o lugar de um sentimento horrível que até pouco tempo estava aqui, o sentimento de injustiça pela vida ter tirado você de mim. Acho que todos nós que perdemos alguém seja pela distância, pelo tempo, pela morte, todos nós que tivemos que ver sair dos nossos braços alguém que amamos, ficamos por um tempo com esse sentimento entalado na garganta. Com esse grito mudo que nos faz querer esquecer tudo sobre a pessoa, apagar da mente as coisas nos trazem junto com as lembranças, a dor. 
E quando nos damos conta de que esse sentimento amargo deu lugar pra uma saudade boa, voltamos a sentir paz. 

Já vi inúmeras definições de saudade, a grande maioria falava sobre ela com uma certa raiva, como se senti-la fosse algo muito ruim. E é, é ruim sentir saudades de algo que não voltará. Mas acho que há uma linha tênue entre a saudade triste por se lembrar de algo que não voltará e a saudade boa que nos lembra que a vida permitiu que vivêssemos momentos incríveis ao lado da pessoa. Eu escolhi sentir essa saudade. Escolhi pegar a lembrança das suas mãos e permitir que ela me aquece quando meu coração quase congelar. Eu escolhi me lembrar de você pelo que vivemos juntas e não pelo que não poderemos viver. 


E hoje, no dia da saudade, o dia em que o universo escolheu me abençoar com as mãos de uma desconhecida que por alguns minutos me ajudaram a lembrar das suas e resgatar na minha memória nossos momentos vividos, eu só queria deixar registrado o quanto é importante amar as pessoas, acolhe-las, abraça-las. O quanto é importante fazer algo por quem amamos enquanto eles ainda estão aqui. O amanhã é tão incerto. Não deixe que ele fique responsável por garantir que você tenha tempo para viver histórias que são de sua responsabilidade protagonizar. 
Não espere o amor virar saudade para descobrir que ama, não espere a saudade virar dor para se arrepender pelos erros, faça enquanto pode. Minha saudade infelizmente não poderá ser suprida nunca mais, mas a sua talvez possa, então não se negue viver o hoje por achar que terá tempo depois, talvez você tenha, mas e se não tiver?

Leia Também:

0 comentários

Deixe seu Comentário ♥

Arquivo

Acompanhe no facebook