Olhando o outro pelas lentes dele

04:49


Ouça Dead sea - The Lumineers enquanto descobre o texto


Faz algum tempo que descobri que tenho miopia. Minha visão começou a embaçar de repente, já não conseguia mais ler as placas de trânsito há uma certa distância, o letreiro do ônibus e até o rosto das pessoas se tornaram um completo borrão para mim. Fácil de resolver, fui no oftalmologista e ele me receitou óculos. Comprei o óculos e voltei a ter minha vida normal. Acontece que até eu perceber que minha visão estava com problemas e decidir procurar um médico, foram semanas, meses, enxergando apenas esse borrão e pensando era tudo que eu poderia enxergar. Eu realmente acreditei por um tempo que enxergar aquele embaçado era o máximo que eu poderia enxergar na vida. Quando coloquei os óculos no rosto e voltei a enxergar tudo com clareza foi uma sensação maravilhosa de alívio.



Por isso é importante a gente entender que cada pessoa enxerga a vida com suas próprias lentes. Cada pessoa tem uma perspectiva diferente das situações. O que dói em mim, talvez não doa da mesma maneira em você. O que me desmotiva, talvez não tenha o mesmo efeito em você. O que eu consigo enxergar com mais nitidez, talvez você não enxergue tão facilmente e precise fazer um esforço a mais. Cada pessoa enxerga o caminho de uma maneira diferente, e eu acredito que todos nós às vezes ficamos sem nossos 'óculos' por perto e passamos a enxergar a vida apenas como um borrão cinza e sem forma. Isso não significa que a vida é assim, não significa que perdemos o caminho, só significa que momentaneamente não temos a visão perfeita sobre tudo. Voltaremos a enxergar em breve. 



Por isso é importante ter paciência com as pessoas quando elas não estão tendo uma visão completa das coisas. É importante olhar o outro com as lentes dele. Pela perspectiva dele. Quando estamos numa briga, numa discussão, sempre temos a sensação de que nós estamos certos e na grande maioria das vezes essas discussões não chegam a lugar algum exatamente por isso. Falta olhar para a situação através das lentes do outro. Falta entender que a sua razão não é a razão absoluta e todos nós termos perspectivas diferentes mesmo que estejamos olhando para o mesmo ângulo.


Talvez seja o lance de ter empatia pelo próximo, sabe? Olhar pelas lentes dele. Quando você começa essa revolução interna, percebe quanta coisa deixou passar batido porque estava focando sua visão apenas no que era conveniente pra você, estava olhando apenas para o que você considerava certo. Enquanto poderia olhar de uma maneira mais ampla, ver com mais nitidez e com mais amor. Todos nós vemos a vida de uma maneira muito particular, crescemos olhando para onde nos ensinaram que deveríamos olhar, mude sua perspectiva de vez em quando. Coisas incríveis podem acontecer quando você se coloca no lugar do outro e se permite olhar para o que ele vê. 

Leia Também:

0 comentários

Deixe seu Comentário ♥

Arquivo

Acompanhe no facebook